SindiTabaco participa de evento de volta às aulas da Unopar Anhanguera
Entidade levou aos acadêmicos de Agronomia dados socioeconômicos, tendências de mercado e iniciativas em ESG da cadeia produtiva do tabaco.
Fevereiro 2026 – O SindiTabaco participou, nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, da volta às aulas do curso de Agronomia da Unopar Anhanguera, em Santa Cruz do Sul, levando aos acadêmicos um panorama atualizado do setor do tabaco e seus principais desafios e perspectivas. A programação contou com a apresentação do presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, que abordou números e tendências setoriais, destacando a relevância socioeconômica da cadeia produtiva.
Atualmente, a cultura está presente em 525 municípios, envolvendo cerca de 533 mil pessoas no meio rural e 44 mil empregos diretos na indústria. Thesing também ressaltou a importância do Sistema Integrado de Produção de Tabaco para a manutenção do Brasil na liderança mundial de exportações há 32 anos consecutivos.
A assessora técnica do SindiTabaco, Fernanda Bender, aprofundou algumas das iniciativas setoriais voltadas ao ESG. Ela detalhou ações específicas voltadas à saúde e segurança do produtor, como o desenvolvimento de EPIs e a orientação para o correto manejo de agrotóxicos. Também abordou o pioneiro programa de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos e a autossuficiência energética das propriedades. A engenheira agrônoma detalhou ainda a recente parceria com a Embrapa, o Projeto Solo Protegido, que prevê diagnóstico, intervenção e monitoramento para melhoria dos indicadores de qualidade do solo e aumento dos estoques de carbono.
Já a assessora de comunicação, Eliana Kroth, falou sobre as ações de conscientização junto aos produtores, especialmente em temas como trabalho decente, proteção da criança e do adolescente e saúde e segurança do produtor. Desde 2009, o SindiTabaco realizou 92 eventos de conscientização, impactando quase 50 mil pessoas. Foi destacada ainda o histórico de ações setoriais no combate ao trabalho infantil e a fundação do Instituto Crescer Legal, que oferece oportunidades de aprendizagem profissional a adolescentes do meio rural.
Thesing encerrou a participação do SindiTabaco falando do futuro do setor e agradeceu a oportunidade. “Parte da missão do SindiTabaco é comunicar sobre as nossas iniciativas e, nesse sentido, agradecemos pela oportunidade de aproximar a universidade ao setor produtivo. Isso contribui para um debate técnico e transparente sobre o presente e o futuro deste importante segmento do agronegócio para a Região Sul do Brasil”, disse o presidente, desejando um bom semestre de aula aos estudantes.
Sobre o SindiTabaco
Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde 94% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 533 mil pessoas no meio rural, em 525 municípios. Saiba mais em sinditabaco.com.br