Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
POLÍCIA 16/07/2025 14:45:37

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA ESQUEMA DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES


_Fonte Diário Santa Maria_

 

A Polícia Federal deflagrou, ao longo da terça-feira (15), uma operação para investigar um esquema de tráfico internacional de mulheres brasileiras, atraídas para fins de exploração sexual na Europa.

A ação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo, além de um mandado de prisão preventiva. Também foi determinado o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados, que somam até R$ 6,6 milhões. A Justiça ainda autorizou a apreensão de quatro passaportes e proibiu que as investigadas deixem o país.

As investigações começaram em maio deste ano e apontam que o grupo criminoso aliciava mulheres brasileiras, em especial com perfil de modelos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Elas eram atraídas com promessas de altos ganhos, passagens aéreas e hospedagem. No entanto, ao chegarem ao exterior, as vítimas eram submetidas a condições degradantes, jornadas exaustivas, retenção de documentos, exploração financeira, além de violência física e psicológica.

O inquérito policial foi instaurado após diligências e com base no depoimento de uma das vítimas, que relatou detalhes sobre o funcionamento da rede criminosa ao retornar ao Brasil. Segundo a PF, pessoas no território nacional, especialmente no Distrito Federal, também foram identificadas como responsáveis pelo recrutamento e agenciamento das mulheres, além de organizarem atendimentos realizados na Europa.

A investigação segue em andamento para identificar todos os envolvidos e responsabilizar os autores pelos crimes cometidos. Os suspeitos poderão responder por tráfico de pessoas e associação criminosa.

- Por trás de cada caso de tráfico de pessoas, há histórias de promessas quebradas e direitos humanos violados - destacou Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus).

O tráfico de pessoas é considerado um crime complexo contra os direitos humanos e envolve exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal e até remoção de órgãos.

3 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post