PROJETOS SOCIAIS DA BRASKEM BENEFICIARAM 17 MIL GAÚCHOS
_Fonte Correio do Povo_
Companhia realizou 41 iniciativas de impacto ambiental, social e comunitário em 29 municípios ao longo da temporada
Em frentes que vão desde a oferta de cursos voltados à qualificação para a indústria e empreendedorismo feminino, passando por ações de voluntariado, educação ambiental e apoio a cooperativas de reciclagem, a jornada da Braskem em prol do desenvolvimento das comunidades locais contemplou 17 mil gaúchos em 2025. Ao todo, a empresa realizou 41 iniciativas de impacto ambiental, social e comunitário em 29 municípios ao longo do ano. O trabalho é resultado de um investimento de R$ 2,5 milhões.
Prioritariamente focadas nos municípios do entorno das operações da Braskem, as iniciativas buscam contemplar pelo menos uma de três grandes causas globais: Economia Circular e Mudanças Climáticas, Educação Profissional e Tecnológica, além de Inclusão Social. Este ano, a frente ganhou em capilaridade, em especial, pelo caráter itinerante do projeto Estação Ambiental Braskem que, por meio de uma unidade móvel, chegou a 12 cidades da Região Metropolitana, Vale dos Sinos e Zona Sul do Estado, beneficiando mais de 14 mil alunos da rede pública de ensino.
Em Triunfo, berço do Polo Petroquímico gaúcho, a doação de um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) ao Corpo de Bombeiros da cidade foi um marco para o município e região. A iniciativa foi articulada por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg-RS), o qual viabiliza recursos para a qualificação das forças estaduais em iniciativas que são chanceladas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública, através do ICMS a pagar das empresas que podem destinar até 5% do tributo para equiparem as forças de seus municípios.
Além da doação, o programa prevê o repasse de 10% do valor do veículo avaliado em R$ 1,4 milhão para o fomento de ações do Fundo Comunitário Pró-Segurança Pública do RS, que desenvolve projetos de inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Ações e projetos
Ainda no âmbito da educação, por meio do edital “Projetos que Transformam” foram contemplados os projetos “Compactando lixo, expandindo sonhos”, da Cooperativa Estação Reciclar, de Montenegro, que recebeu aporte financeiro para a aquisição de uma prensa hidráulica; o “Planeta Energia”, que repassou o livro homônimo a 13 escolas da rede pública de Triunfo; e o “Do Lixo ao Domo”, que está oportunizando aos alunos da Escola Campos Sales de Nova Santa Rita a construção de um novo espaço pedagógico e sustentável.
Também em Nova Santa Rita, os projetos “Baú das Artes” e “Trilha das Descobertas” beneficiaram mais de 1500 alunos de dez escolas públicas, por meio de uma parceria com a Evoluir e apoio do Ministério da Cultura. Voltado a mulheres que já têm ou buscam aperfeiçoar um pequeno negócio, o Programa Empreendedoras Braskem chegou a sua quarta edição no RS formando 30 alunas que passaram por uma jornada completa de aprendizagem e desenvolvimento.
Já o Programa de Qualificação Profissional beneficiou 40 alunos em duas edições do curso de Caldeireiro realizadas por meio de uma parceria com o Senai-RS Montenegro. No trabalho de reconstrução do Estado após as enchentes de 2024, a Braskem realizou a doação de 1.700 itens de mobiliário sustentável (entre bancos e floreiras) feitos a partir de plástico reciclado a seis cidades, em parceria com a Plasbil, de Sapiranga.
Em uma frente similar, com a ajuda da Plasbil Revestimentos, de Tapejara, destinou 25 mil metros quadrados de forro de PVC para projetos de recuperação de imóveis em 16 cidades do Vale do Taquari. Também repassou 200 cestas básicas a três cooperativas de reciclagem de Porto Alegre diretamente impactadas pelas cheias.
Unindo economia circular com responsabilidade social, três edições do Plastitroque em Rio Grande, Porto Alegre e Triunfo arrecadaram 3,6 toneladas de resíduos plásticos que foram repassados a unidades de triagem locais. Como contrapartida, foram entregues 985 kits de alimento ou material escolar aos participantes.
Como parceira do Projeto Arco-Íris, a Braskem ainda atuou junto ao Instituto Soplos , na iniciativa que busca atender idosos de Montenegro em situação de vulnerabilidade e que foram afetados pelas enchentes do ano passado.