Equipe do Instituto Crescer Legal tem primeira formação do ano
Profissionais que atuam nos três estados da Região Sul do Brasil reuniram-se em Santa Cruz do Sul/RS.
Fevereiro 2026 – Os profissionais do Instituto Crescer Legal que atuam nos três estados da Região Sul do Brasil participaram, de 3 a 5 de fevereiro, da primeira formação deste ano. O evento contou com dinâmicas de integração, debates, apresentações realizadas por antigos e novos integrantes da equipe, além de discussões sobre metodologias e preparação para o início do curso Gestão Rural e Empreendedorismo, que ocorrerá de março a dezembro.
O cronograma teve início na manhã do dia 3, com atividades de integração, incluindo uma dinâmica sobre receita familiar e trabalho em equipe. Também foram realizadas ações voltadas ao autocuidado e uma roda de acolhimento com a temática “Contextualização e prática da Aprendizagem Significativa”.
No dia 4, houve a continuidade das dinâmicas sobre aprendizagem e apresentações dos educadores baseadas em metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Metodologias Maker (mão na massa), Aprendizagem por Investigação e a oficina Storytelling, com foco em roteiro narrativo, engajamento com propósito e autoconhecimento.
No último dia de formação, a programação iniciou com uma roda de conversa com a diretoria do Instituto Crescer Legal. Em seguida, foi apresentada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Desafios, que propõe desafios abertos e mobilizadores, tomada de decisão, ação prática e geração de renda sustentável no meio rural, além de um estudo de caso focado no debate sobre decisões e consequências. Encerrando a formação, também foram realizadas apresentações sobre Aprendizagem Colaborativa e Gamificação.
A programação prevê mais duas formações ao longo de 2026, todas em Santa Cruz do Sul/RS, sede do Instituto Crescer Legal. Segundo a gerente da instituição, Nádia Fengler Solf, as formações continuadas são importantes por reunirem presencialmente as equipes pedagógica e administrativa e possibilitarem trocas sobre as diferentes realidades de cada região onde o Instituto está inserido. “São momentos vivenciais que contribuem para o fortalecimento da equipe, além de assegurar a unidade do nosso fazer pedagógico nos diferentes territórios e programas”, diz.