Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
ESTADO RS 16/12/2025 09:24:06

Venda de brinquedos inspirados no Cavalo Caramelo financia reconstrução de escolas no


_Fonte G1_

 

Iniciativa social já arrecadou mais de R$ 600 mil para recuperar instituições de ensino atingidas pela enchente de 2023. Em Porto Alegre, escola que perdeu tudo ganhou laboratório novo.

A venda de brinquedos inspirados no Cavalo Caramelo está financiando a reconstrução de escolas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul. A iniciativa já arrecadou mais de R$ 600 mil, e o projeto mais recente entregou um laboratório de informática novo para a Escola Estadual Oswaldo Vergara, em Porto Alegre, que foi destruída pela cheia.

A ação é da empresa We Toys. O fundador e administrador Luciano Hammes, que atua como voluntário, explica que todo o lucro é revertido para causas socioambientais. "A ideia do negócio social é que todo o lucro da empresa seja transformado em apoio para projetos. O Cavalo Caramelo e seus brinquedos estão sendo destinados para escolas atingidas pelas enchentes", detalha.

A escola na Capital ficou 25 dias submersa durante a enchente, com a água ultrapassando dois metros de altura.

"A escola perdeu tudo. Quando a gente chegou aqui, a cena foi de uma desolação completa, parecia um fim de mundo", relata a diretora Anemarie Rucker.
Com o novo espaço, alunos comemoram a oportunidade. "Essa sala é muito importante porque tem muita gente que não tem um celular ou não tem internet em casa e pode aprender a mexer num notebook", diz a estudante Beatriz Dutra, de 14 anos.

Além de Porto Alegre, os recursos já beneficiaram escolas de Muçum e de Eldorado do Sul. "Tudo começa na escola. Se a gente não tiver uma base sólida, a gente não consegue ter um futuro melhor. E onde é que está o futuro? O futuro está nas crianças, está dentro da escola", afirma Hammes.

Resgatado durante a cheia, o Cavalo Caramelo foi adotado e hoje vive na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Ele permanece como um símbolo de resistência e união, inspirando ações como essa.

"É isso que a gente quer para os nossos alunos, para que eles se tornem verdadeiros cidadãos", conclui a diretora.

6 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post