MÉDICOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CANOAS DECIDEM SUSPENDER ATENDIMENTOS ELETIVOS
_Fonte Correio Do Povo_
Os 320 médicos que atuam no Hospital Universitário (HU), de Canoas, decidiram, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária, suspender os atendimentos eletivos a partir do dia 17 de setembro. De acordo com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), alguns profissionais estão sem receber desde fevereiro. Além dos atrasos, a categoria cobra melhores condições de trabalho. O presidente do Simers, Marcelo Matias, tratou do impasse em reunião com a secretária municipal de Saúde Ana Boll.
"A situação dos profissionais do HU é inadmissível. A decisão da categoria de paralisar é consequência dos problemas históricos da Saúde em Canoas", salientou Matias. A Associação Saúde em Movimento (ASM) venceu a concorrência da Prefeitura e assumiu a gestão do hospital em dezembro de 2024.
O retorno ao atendimento integral está condicionado à quitação dos valores em aberto e à melhoria das condições de trabalho. O Simers deverá notificar a direção do hospital, o Conselho Regional de Medicina (Cremers) e os demais órgãos e entidades envolvidas.
Em nota, a Prefeitura informou que está trabalhando em conjunto com a ASM, empresa gestora do HU, para garantir a manutenção da assistência da população atendida pelo hospital. A entidade se comprometeu a organizar um calendário de pagamento dos profissionais que atuam no HU e a Prefeitura trabalha para efetuar o pagamento dos serviços prestados pela empresa ao Município.