Catedral Metropolitana recebe aula aberta sobre a Arte Sacra de Locatelli
Arte e história ganham destaque em evento gratuito neste sábado, após a missa das 17hA Catedral Metropolitana de Santa Maria, patrimônio histórico e artístico da cidade, reconhecida pelas pinturas sacras do renomado artista italiano Aldo Locatelli, receberá, no próximo sábado, 6 de setembro, após a Missa das 17h, uma aula aberta especial. O encontro tem como objetivo destacar a beleza e a importância cultural das obras que enriquecem o interior do templo e retratam a trajetória da Virgem Maria.
A atividade será conduzida pelo professor e arquiteto Luiz Gonzaga Binato de Almeida, um dos autores do livro “Catedral de Santa Maria, RS: 100 anos de história, arte e fé”, no qual aprofunda o estudo sobre a obra de Locatelli junto de outros pesquisadores do tema. Ele irá compartilhar seu conhecimento sobre as técnicas empregadas e o profundo significado presente em cada detalhe das pinturas, reafirmando a Catedral como um verdadeiro marco de fé e arte.
A obra de Aldo Locatelli na Catedral de Santa Maria é considerada um marco do patrimônio artístico e religioso do Rio Grande do Sul. Seus murais, como o da Anunciação, unem a tradição clássica do Renascimento e do Barroco com uma expressividade moderna, resultando em imagens de grande impacto espiritual. Locatelli valorizou cada detalhe arquitetônico do templo para criar composições grandiosas, com gestos vivos e um aspecto teatral que aproxima o público do texto bíblico.
A Catedral Metropolitana tem promovido iniciativas como esta para aproximar a comunidade e os visitantes de seu patrimônio artístico e religioso, reforçando a importância da arte sacra na tradição da Igreja e no cenário cultural da cidade.
Sobre Locatelli:
Aldo Locatelli nasceu no norte da Itália e, desde os dez anos de idade, manifestou interesse pela pintura ao conviver com restauradores que trabalhavam na recuperação de obras na igreja local. Em 1931, realizou um curso de decoração no Curso Livre de Instrução Técnica, ligado à Indústria Andrea Fantoni. Ali, teve aulas com o pintor Francesco Domenighini, que lhe proporcionaram contato com obras de grandes mestres da pintura renascentista. Locatelli aperfeiçoou-se na Escola de Belas Artes de Roma, aprofundando seus estudos sobre a arte da Roma Antiga e do Renascimento, cristalizando uma filiação estética que seguiu por toda a vida.
Em 1948, viajou para o Brasil a convite de Dom Antônio Zattera, bispo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para pintar a Catedral São Francisco de Paula. Em 1950, firmou contrato para a decoração da Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, e, logo depois, sua fama chegou à capital, Porto Alegre, onde, em 1951, o artista firmou um contrato com o Governo do Estado para executar um ciclo de painéis no Palácio Piratini. Entre os edifícios religiosos que decorou estão a Igreja de Santa Teresinha (1957), a Catedral de Novo Hamburgo (1959), a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (1960) e a Catedral de Porto Alegre (obra de menor porte).
Foi em 1954 que Aldo Locatelli chegou a Santa Maria para deixar sua marca definitiva na Catedral Metropolitana. Seus murais, de forte inspiração renascentista e barroca, traduzem passagens bíblicas em cores vibrantes e gestos expressivos, tornando o templo um verdadeiro museu a céu aberto. Reconhecida por estudiosos como uma das obras mais significativas do artista no Brasil, a decoração da Catedral alia grandiosidade estética e profundo sentido espiritual, consolidando Santa Maria no roteiro das grandes realizações de Locatelli.
Serviço:
-
Evento: Aula Aberta sobre Arte Sacra de Aldo Locatelli
-
Data: Sábado, 6 de setembro, após a Missa das 17h
-
Local: Catedral Metropolitana de Santa Maria.
-
Entrada: Gratuita
Foto Interior da Catedral: Cristina de Gregori Bonini
Fotos das artes: Divulgação Arquidiocese de Santa Maria