MÉDICOS DA SANTA CASA DE SÃO GABRIEL DEVEM SUSPENDER ATENDIMENTOS ELETIVOS
_Fonte Correio Do Povo_
Médicos que trabalham na Santa Casa de Caridade, em São Gabriel, suspenderão os atendimentos eletivos a partir do dia 27. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, devido aos recorrentes atrasos nos pagamentos. Profissionais de algumas especialidades também devem pedir a rescisão de contrato na mesma data.
O diretor da Fronteira Oeste do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Felipe Rodrigues Cunha, conta que os atrasos nos pagamentos ocorrem desde o início do ano. "Desde janeiro eles recebem em percentuais, sem datas definidas. Em um momento do mês é 15% e no outro 20%. Os últimos 15% do mês de maio foram pagos no início de agosto”, frisou. “Neste momento estão em aberto os honorários de junho e julho e não há previsão de pagamento para agosto que deveria ser quitado até o dia 10", acrescentou.
A suspensão da paralisação ou das rescisões está condicionada à quitação dos débitos. Cunha observou que, caso se confirme a paralisação, no Setor de Oncologia, por exemplo, além das eletivas serão suspensas a primeira consulta de pacientes, permanecendo em tratamento os que já estão, além da quimioterapia nos casos necessários e cirurgias de urgência e emergência. "Da grade de médicos não sabemos o número exato dos que vão entregar a carta de rescisão, mas o certo é que isto irá ocorrer com um percentual de profissionais de cada setor e não há como o hospital seguir normalmente sem ter todas as escalas cobertas", observa.
O Simers irá comunicar o Conselho Regional de Medicina (Cremers), Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público e outros órgãos sobre a suspensão das cirurgias eletivas. A Santa Casa de Caridade atende a população de 11 municípios da região. Por meio de nota, a direção do hospital afirmou que já estão sendo tomadas providências para quitar os valores pendentes ao corpo clínico.