Desafio Solidário das Cooperativas recebe inscrições
Largada das provas do Dia C será no Largo Farroupilha, às 9 horas, e as inscrições antecipadas podem ser feitas online
“O formulário de inscrições para o Dia C: Desafio Solidário das Cooperativas está aberto e incentivamos a todos os atletas, que façam o preenchimento. Porque os 150 primeiros cadastrados nas provas garantem, junto com o número de identificação, um chip que irá controlar o tempo de prova e a medalha de participação”. Quem faz o chamado é o diretor da Coeducar, Rogério Nobre.
A Coeducar, em conjunto com as demais cooperativas atuantes no município de Caçapava do Sul (Cotrisul, Sicredi, Sicoob, Coopime e Unimed) é organizadora do Desafio. Em 2025, a competição será nas rústicas de dois e quatro quilômetros e na corrida infantil de 600 metros. O Dia C terá, ainda, circuitos não competitivos de dois quilômetros paracaminhada e oito quilômetros para ciclismo.
O link para as inscrições pode ser acessado pelo QR code, postado nas redes sociais das cooperativas organizadoras. Ao se cadastrar, cada atleta se compromete a fazer uma doação de alimento não perecível, agasalho, material escolar ou telha de 6mm, a ser entregue antes do começo da prova – marcada para as 9 horas da manhã, no sábado, 30 de agosto.
Os itens arrecadados serão doados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, para o atendimento às famílias caçapavanas em situação de vulnerabilidade. Em 2024, a campanha solidária do Dia C arrecadou 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis, destinados aos desalojados pela enchente em Cachoeira do Sul.
O êxito do Dia C e do Desafio das Cooperativas chamou atenção da Organização das Cooperativas no Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), que selecionou o município para receber, em 2025, a cobertura da imprensa. Ao longo da manhã do dia 30, uma equipe de reportagem do SBT irá registrar a movimentação.
Feira de produtos e serviços
Além das cooperativas organizadoras e dos atletas, o público irá encontrar no Largo Farroupilha uma grande feira de produtos e serviços. Artesanato com selo do Geoparque Caçapava do Sul e produtos da agricultura familiar serão algumas das atrações.
Entre os estantes, será possível acessar diversos serviços do município, como orientação aos empreendedores, atendimento da assistência sociale de saúde (com aferição de pressão e orientações básicas). Voluntários oferecerão, gratuitamente, corte de cabelo e maquiagem. A Associação Recicla Pampa também fará parte do Dia C, com a arrecadação de materiais recicláveis.