Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
CAÇAPAVA DO SUL E REGIÃO 16/04/2024 17:54:23

Programa Progredir Geoparque Caçapava é lançado

No último dia 4 de abril, o auditório da Unipampa - Campus Caçapava do Sul, foi palco do lançamento do Programa Progredir Geoparque Caçapava.

 Em uma iniciativa conjunta entre a  Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, a Prefeitura Municipal e os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Caçapava do Sul, e com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), o programa visa ofertar cursos de qualificação profissional nas áreas do turismo e da cultura, prioritariamente, às pessoas inscritas no Cadastro Único do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO.
Essa formação, pessoal e profissional, busca ampliar as possibilidades de geração de trabalho, emprego e renda na região. Autoridades presentes, o Prefeito Municipal, Giovani Amestoy da Silva, e demais representantes institucionais, da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Assistência Social, da Câmara de Vereadores, da Coordenação do Geoparque Caçapava, da Unipampa e da UFSM, ressaltaram a importância do Progredir no território. Flavi Ferreira Lisboa Filho - Pró-Reitor  de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, destacou que, “é com muita satisfação e entusiasmo a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM participou do Lançamento do Progredir Caçapava, porque acreditamos no impacto e transformação que essa quantidade de horas dedicadas em cursos, nas mais diferentes áreas de formação, podem propiciar para as pessoas que participarão destas atividades. O Progredir é também transformador, por mexer com sentimentos de pertença, identificação e autoestima de cada uma das pessoas integradas ao programa, fortalecendo os vínculos entre elas, e também, delas com o território, isso gera uma maior solidariedade e cada vez mais êxito ao Geoparque Caçapava. É isso que nós esperamos para o Progredir, em todas as atividades que estão programadas para acontecer no município de Caçapava do Sul”.
Na ocasião, a comunidade pode conhecer detalhadamente aspectos importantes do programa e os processos em andamento para que os cursos possam ser iniciados neste ano. Angelita Zimmermann, responsável técnica pelo Progredir na UFSM, enfatizou a importância da sensibilização para que a proposta chegue à população, e assim tenhamos um número significativo de inscrições: “ficamos muito felizes e empolgados com a recepção, já que este é um trabalho realizado em rede, pois a dinâmica do Progredir propicia o envolvimento de toda a comunidade local, uma vez que as pessoas aprimoram seus conhecimentos e currículos, ampliam sua relações, além de possibilitar aos empreendedores locais mais uma forma de gerar renda, desde a entrega dos lanches, kits e impressões de materiais, até a oferta de cursos ou atuação como cuidadora das crianças”.
No momento, existem dois editais abertos, um para credenciamento de cursos e outro para a seleção de cuidadores(as), responsáveis pela recreação das crianças entre 0 e 6 anos, filhas e filhos de estudantes, inscritos(as) nos cursos, entre 2024 e 2025, conforme a duração do Progredir em Caçapava do Sul. 
As inscrições para os cursos estarão disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Nelsis Coradini do Bairro Floresta e no CRAS Bairro Sul, a partir do mês de junho de 2024 e a previsão de início das aulas é julho deste ano.
Para mais informações a respeito do Progredir, os interessados podem entrar em contato diretamente com os CRAS mencionados, ou ainda, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada no centro de Caçapava do Sul.
Aos interessados em participar dos editais abertos, seja como proponente de curso ou como cuidador(a), seguem os editais na íntegra:
014/2024 – Credenciamento de cursos Progredir Geoparque Caçapava https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editais/014-2024
015/2024 – Seleção de cuidadores de crianças Progredir Geoparque Caçapava https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editais/015-2024

Por Dagoberto Júnior - Tutor de Comunicação do Progredir Geoparque Caçapava
 

4 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post