Perto de completar 80 anos de existência, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP inaugura, em julho deste ano, a Casa TRI. O espaço guarda a memória de um importante capítulo da história da aviação brasileira e do Rio Grande do Sul.
Após uma apurada pesquisa histórica e diagnóstico arqueológico, com acompanhamento do IPHAN, descobriu-se que no local, entre as décadas de 50 e 90, funcionava uma Estação de Radiotelegrafia da saudosa Varig. A companhia gaúcha construiu uma moderna Estação Rádio Base, que trabalhava com antenas e radiocomunicação, e era essencial para a segurança e orientação das aeronaves. Por ela, passavam mensagens de voo, coordenadas de navegação e alertas meteorológicos. Era um ponto vital para as operações, uma das mais avançadas da região na época, chegando inclusive e ser emprestada para o aeroporto quando a estação de lá entrava em pane.
Para o presidente do Sistema, Luiz Carlos Bohn, a Casa TRI é um espaço onde o tempo e as histórias se cruzam. "Este local, ao mesmo tempo que consiste em um ambiente de convivência para os integrantes do Sistema, também preserva uma importante parte da história do Estado e do país. Buscamos manter a memória e valorizar a cultura, porque acreditamos que não podemos construir um futuro promissor sem olhar para as grandes conquistas e feitos do passado".
A entidade, ao invés de demolir ou descaracterizar a casa, decidiu preservá-la e reformá-la com atenção aos detalhes originais. O projeto buscou manter a memória viva, adaptando o espaço para novos usos. Sobre o nome, ele foi escolhido por meio de votação pelos membros do Sistema. A ideia, além de remeter à famosa expressão típica gaúcha "Tri", também representa a forma integrada de trabalho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP.
|