Estilos de Aprendizagem. Qual o seu?
Os estilos de aprendizagem são habilidades cognitivas que usamos para aprender e fixar determinados temas, o que implica dizer, que a maneira de aprender varia de pessoa para pessoa.
De acordo com o questionário Vark, desenvolvido pelos pesquisadores Neil Fleming e Collen Mills, existem três tipos de aprendizagem: Visual, Auditivo e Cinestésico.
Visual: O perfil Visual está associado a padrões cognitivos que fazem o sujeito absorver conteúdo por meio de estímulos imagéticos. A maneira que esse estudante tem de assimilar informações é diante mapas mentais, fotografias, slides, figuras, gráficos, etc.
Além da aquisição de conhecimento pelo impulso Visual, as pessoas com esse estilo de aprendizagem tendem a se comunicar melhor graficamente, em desenhos e mapas que dão conta de seus argumentos.
Dicas: Em casa, releia o que foi estudado e faça mapas utilizando canetas coloridas e marca textos. Se organize espacialmente e abuse do grifar sublinhar.
Auditivo: A pessoa com estilo aural mais aguçado, tem a habilidade de aprender ouvindo as informações. De maneira, o indivíduo pode participar de discussões, tentar explicar conceitos, escutar podcasts, fazer leitura em voz alta, escutar gravações e prestar atenção em tudo que lhe é falado.
Estudantes com esse perfil, tendem a perguntar, expressar-se e repetir o conteúdo para memorizar determinados assuntos.
Dica: Usar música, rimas e gravação de sons. Encenar a própria explicação em voz alta também favorece o estudante auditivo.
Cinestésico: O perfil cinestésico está ligado a metodologia maker de aprender fazendo. Literalmente, o objetivo por aqui é colocar a mão na massa. Pessoas com essa estratégia de aprendizagem adquirem conhecimento usando todos os sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato).
Diante dos estímulos externos, o estudante consegue fixar determinados assuntos, seja com simulações do que foi visto em sala de aula, seja com dinâmicas lúdicas ou demonstrações práticas no laboratório da escola.
Dica: Fazer visitas de campo, usar o toque, fazer movimentos e prestar atenção as sensações.
Não faça leituras longas. Pause a cada 15 ou 20 minutos, tome água e se alongue.
E aí? Já descobriu qual seu estilo de aprender?
Comentários
{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}Comente este post
Mais lidos
Últimos posts

Estação Sicredi é inaugurada em Santa Maria/RS

Últimas semanas para se inscrever no Prêmio Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac de

RIO GRANDE DECRETA EMERGÊNCIA EM FUNÇÃO DA CHEIA DA LAGOA DOS PATOS
