RIO GRANDE DECRETA EMERGÊNCIA EM FUNÇÃO DA CHEIA DA LAGOA DOS PATOS

_Fonte Correio Do Povo_
A prefeita de Rio Grande, no Sul do Estado, Darlene Pereira, decretou situação de emergência no município em áreas afetadas pelas cheias da Lagoa dos Patos. Conforme boletim divulgado na manhã desta quinta-feira pelo município, o manancial estava com 80,5 centímetros (0,5 centímetros acima da cota de inundação). O pico máximo até esta quinta-feira foi de 1,27m (47 centímetros acima da cota de inundação) registrado às 23h30min deste sábado, mas com as chuvas intensas que ocorreram em outras regiões nas últimas semanas deve impactar no nível da Lagoa dos Patos no início da próxima semana.
Segundo dados da defesa civil do município, 1363 propriedades foram afetadas pela enchente de alguma maneira. Destas 1285 são residências e 78 se dividem entre comércio, prédios públicos, serviços, depósitos ou garagem. Os locais foram afetados de diferentes formas, como dificuldade para as pessoas transitarem, impossibilidade de sair de casa, ou até mesmo extravasamento de esgoto, por exemplo. A defesa civil enfatiza que isto não quer dizer que a água da Lagoa entrou nos locais.
A prefeitura não informou números, mas disse que parte dos moradores, principalmente das ilhas, buscou abrigo na casa de amigos ou familiares. O Centro Interinstitucional de Previsão e Prognóstico de Eventos Extremos da Universidade Federal do Rio Grande (Ciex-Furg) informou que dados indicam que ocorreu uma melhora nas projeções da Lagoa dos Patos para os próximos dias. A previsão é que o nível continue perto da cota de inundação, oscilando para cerca de 15 centímetros acima durante as madrugadas. Esta melhora ocorre porque o vento em direção sul deve seguir mais fraco e nesta sexta-feira deve mudar para nordeste, o que ajuda a água a escoar com mais facilidade. Outro fator positivo é a velocidade da vazão. Com o apoio da Praticagem da Barra, na noite de quarta-feira, a vazão nos Molhes estava em uma velocidade de 11,8 mil m3 por segundo, um volume alto que ajuda a manter o nível da água mais estável até a chegada de nova quantidade no início da próxima semana.
Comentários
{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}Comente este post
Mais lidos
Últimos posts

Estação Sicredi é inaugurada em Santa Maria/RS

Últimas semanas para se inscrever no Prêmio Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac de

RIO GRANDE DECRETA EMERGÊNCIA EM FUNÇÃO DA CHEIA DA LAGOA DOS PATOS
