PAGAMENTO DO 13° MUDA PANORAMA DA BLACK FRIDAY
_Fonte Correio do Povo_
A Black Friday vem se consolidando como marco de virada para o comércio. Neste ano, a data oficial coincide com o pagamento da primeira parcela do 13° salário e pode aquecer ainda mais as vendas nesta sexta-feira, 28. Conhecido como “salário extra”, o benefício é garantido por lei e é pago em duas parcelas, cada uma com datas definidas. A segunda parte deverá ser recebida até 20 de dezembro. A Federação das Câmaras de Comércio e de Serviços do RS estima que as vendas no Estado, somando-se as compras em lojas físicas e nos canais on-line, possam chegar à casa dos R$ 4 bilhões.
O economista Oscar Frank, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), ressalta que algumas pessoas utilizam essa remuneração extra para aproveitar as promoções. Ele enfatiza, porém, a importância de eleger prioridades no gerenciamento do valor, como o pagamento de dívidas em atraso, que envolvem juros altos.
A proximidade das datas pode alterar hábitos de consumo, mas a recomendação é ter um orçamento que permita estabelecer um limite de gastos para evitar o endividamento.
A análise do mercado em 2025 sugere que embora o consumidor esteja mais atento e realizando pesquisas de preço, é importante ter cuidados redobrados. Diante de um cenário de crescimento e riscos ampliados, o reforço na checagem e a desconfiança de ofertas não verificadas se mantêm como estratégias de defesa para quem deseja fazer compras nesses últimos dias de novembro.
O consumidor deve se proteger no momento das compras: exigir nota fiscal em lojas físicas, consultar trocas, garantias e entregas. No modo on-line a orientação é ativar a autenticação em dois fatores, usar senhas diferentes, manter backup regular dos dados e reduzir limites de transações via Pix e cartão de crédito.