Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
NACIONAL 02/12/2025 18:37:12

INVESTIGAÇÃO ANTIDUMPING SOBRE IMPORTAÇÕES DE LEITE EM PÓ SER&Aac


_Fonte Correio do Povo_

 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) deve retomar a investigação antidumping das importações de leite em pó da Argentina e do Uruguai. O processo havia sido interrompido em agosto por causa de questionamentos técnicos sobre a petição apresentada. A reabertura foi anunciada ontem pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, durante reunião em Brasília com lideranças e parlamentares. A previsão é que a apuração possa se estender até junho de 2026, mas há expectativa de que medidas provisórias sejam adotadas antes disso.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado federal Heitor Schuch (PSB), o excesso de importações, aliado aos baixos preços pagos aos produtores brasileiros, tem agravado a crise no campo, ampliando o endividamento e a desistência de famílias que vivem da atividade. “O governo precisa agir com rapidez. Os agricultores não têm mais margem para esperar. Retomar a investigação já é um avanço, mas o que esperamos agora é a aplicação de medidas antidumping que restabeleçam condições justas de mercado”, afirmou.

A notícia também foi bem recebida pelas lideranças do setor lácteo. Segundo o secretário-executivo do Sndilat, Darlan Paharini, é uma vitória e mais uma um passo rumo a um maior controle do mercado brasileiro, que vem sofrendo com o excesso de oferta de produtos importados. “É uma boa notícia porque sinaliza para uma preocupação do governo federal em buscar soluções para a crise dos produtores e indústrias nacionais”, frisou.

O setor lácteo pleiteia uma política de socorro governamental que ajude a enxugar a oferta de leite importado no mercado nacional. Entre os pedidos estão compras governamentais, medidas de incentivo a indústrias alimentícias que usam leite nacional em seus processos produtivos e, inclusive, a adoção de uma sobretaxa emergencial por 36 meses a incidir sobre o leite em pó e queijo muçarela do Uruguai e Argentina.

3 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post