Encontro do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo
Iniciativa do Instituto Crescer Legal está na 6ª edição e, em 2025, une professores de Vera Cruz/RS e de São João do Triunfo/PR.Setembro 2025 – O quarto encontro da edição de 2025 do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação ocorreu no dia 10 de setembro. As atividades foram realizadas de forma híbrida, com os professores de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, participando presencialmente, enquanto o grupo de São João do Triunfo, no Paraná, acompanhou on-line, fortalecendo a integração entre diferentes realidades escolares.
A programação contou com momentos de socialização de vivências relacionadas a projetos de vida e de apresentação das ações propostas para o período. Também foi abordada a temática da observação e organização, por meio de metodologias ativas que estimularam a reflexão e promoveram experiências de aprendizagem significativa entre os educadores. A iniciativa promove formação, inovação e construção coletiva, fortalecendo o papel dos professores como agentes de transformação social. Ao estimular práticas pedagógicas criativas e contextualizadas, o resultado é uma educação mais significativa e conectada às realidades das escolas e comunidades rurais.
Para o educador social de referência do Programa, Adriano Emmel, o encontro de 10 de setembro evidenciou o potencial transformador da prática docente quando ancorada no intercâmbio e na inovação. “Momentos como esse fortalecem a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Cada professor traz sua vivência e, ao compartilhá-la, inspira os colegas e reafirma a importância da inovação pedagógica em nossas escolas”, destaca. “A Mostra de Boas Práticas, que se aproxima, será a oportunidade de dar visibilidade às ações que impactam diretamente os estudantes e suas comunidades”, anuncia.
A edição de 2025 do Programa segue em andamento até novembro. Ainda está previsto um encontro on-line em outubro, além da Mostra de Boas Práticas, programada para a primeira quinzena de novembro. Participam da formação 13 professores: oito de escolas do meio rural de Vera Cruz e cinco de São João do Triunfo. As atividades iniciaram em junho e promovem o compartilhamento de ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal.
Conforme Nádia Fengler Solf, gerente do Instituto, a experiência no formato interestadual tem se mostrado eficaz e auxiliado os professores na busca por metodologias mais empreendedoras. Criado em 2020, o Boas Práticas já certificou 82 professores de 42 escolas do meio rural, nos municípios de Canguçu, Rio Pardo, São Lourenço do Sul e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul. A ação conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, alinhadas ao objetivo de ampliar conhecimentos e fomentar a atuação empreendedora na educação em escolas que atendem os estudantes do meio rural.
Sobre o Instituto Crescer Legal
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e já atuou em 23 municípios dos três estados do Sul do Brasil com o pioneiro Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto desenvolve outras três iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos, o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br.