Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
ESTADO RS 04/11/2025 18:38:07

Criações literárias e artísticas de aprendizes rurais


Nove trabalhos elaborados por aprendizes do Instituto Crescer Legal estão na obra lançada pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap-RS) na Feira do Livro de Porto Alegre.

Novembro 2025 – Um dia especial foi vivido nesta segunda-feira, 3 de novembro, por nove aprendizes rurais do Instituto Crescer Legal. Eliézer Matias Lübke Nogueira, Anderson Raddatz Hessler, Kayki Renan Wink Godois, Miguel Fernando Roloff Tessmer, Leticia Moura Cardoso, Tatiele Andrize Heling, Luciana Nornberg Kruger, Natalia Moreira e Jauana Catarina Esper França, de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, estiveram na Feira do Livro de Porto Alegre para a apresentação de um livro com seus textos e desenhos.

Trata-se do lançamento da edição de 2025 do livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem, do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (Fepeti). Entre os aprendizes das turmas de 2025 do Instituto, o destaque foi Eliézer Matias Lübke Nogueira, da turma de Arroio do Padre/RS, que conquistou o primeiro lugar entre todos os participantes do Rio Grande do Sul na categoria Verso do concurso Prosa, Verso e Imagem. Na capital gaúcha, ele foi convidado a ler seu poema O menino de Arroio do Padre, publicado na página 71 do livro.

O evento de entrega de certificados aos vencedores do concurso, que neste ano teve como tema “Aprendizagem Profissional como estratégia para a evasão escolar”, ocorreu no Clube do Comércio. Na ocasião, a auditora-fiscal do Trabalho e coordenadora estadual da Aprendizagem Profissional, Denise Natalina Brambilla González, agradeceu a todos que contribuíram para a construção do livro. “Sejam muito felizes e aproveitem a oportunidade”, disse aos jovens aprendizes. Já o superintendente do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo, destacou que a aprendizagem é uma oportunidade real. “É um ganha-ganha que prepara essa geração para o trabalho saudável”, acrescentou. Após a cerimônia, houve sessão de autógrafos na Praça da Alfândega.

A gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, foi convidada a escrever uma das orelhas da 7ª edição da coletânea. “Na aprendizagem profissional, muito além da formação técnica e da preparação para o mundo do trabalho, adolescentes e jovens encontram espaço para exercerem seu protagonismo e ampliarem seus horizontes de possibilidades para o presente e o futuro”, diz. “Acima de tudo, se fortalecem para fazer suas escolhas amparados pela segurança e pelo acolhimento encontrados em instituições formadoras sérias e em educadores dedicados que representam referência positiva em contextos por vezes tão complexos”, relata.

Para Nádia, a participação em mais um lançamento do livro do Fogap e Fepeti foi marcada por momentos muito emocionantes, especialmente durante a cerimônia de entrega dos certificados aos autores dos trabalhos publicados e reconhecimento a todos os aprendizes que tiveram suas produções publicadas no livro. “É uma representatividade importante para todos os nossos jovens aprendizes e para toda a nossa equipe, que se dedica e que, desde 2016, incluiu essa etapa de criação literária e artística dentro do planejamento pedagógico do curso de aprendizagem em gestão rural e empreendedorismo”, afirmou. “Mais uma vez, o trabalho do Instituto é coroado no concurso do Fogap, com o reconhecimento de nossos aprendizes na tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, ao lado das demais entidades qualificadas de aprendizagem”, completou.

Conforme Eliézer Matias Lübke Nogueira, o momento foi de superar o nervosismo para ler seu poema e autografar a obra, representando Arroio do Padre e o Instituto Crescer Legal. “Estou muito feliz em ver meu poema no livro”, salientou. Para prestigiar o lançamento, estiveram presentes em Porto Alegre a vice-prefeita de Arroio do Padre, Martina Harter Scherdien; a secretária municipal de Educação, Raquiel Schafer Jahnke; e a mãe de Eliézer, Docas Leitiele Nogueira; além de diversos integrantes da equipe do Instituto Crescer Legal.

A vice-prefeita Martina Harter Scherdien, destacou que ter um representante de Arroio do Padre em um grande evento da literatura gaúcha é motivo de alegria. “A presença do Instituto Crescer Legal é extremamente importante para o nosso município, pois incentiva os jovens a enxergarem as oportunidades de uma forma diferente e eles levam essas aprendizagens também para suas famílias”, comentou.

 

SAIBA MAIS - O concurso que dá origem ao livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem busca destacar talentos criativos entre jovens aprendizes do Rio Grande do Sul, aliando arte e educação como ferramentas de transformação. As obras, lançadas anualmente, reúnem o talento de jovens de diversas regiões e entidades qualificadoras de aprendizagem.

 

Trabalhos dos aprendizes do Instituto Crescer Legal

VERSO

Eliézer Matias Lübke Nogueira - Aprendiz na turma de Arroio do Padre/RS - O Menino de Arroio do Padre(classificado em 1º lugar nessa categoria)

Anderson Raddatz Hessler - Aprendiz na turma de Arroio do Padre/RS - Asas da aprendizagem

Kayki Renan Wink Godois - Aprendiz da turma de Vera Cruz/RS - Oportunidade profissional 
 

PROSA

Luciana Nornberg Kruger, aprendiz de Arroio do Padre/RS - No silêncio acolhedor do campo, nasceu um sonho

- Natalia Moreira, aprendiz de Passa Sete/RS - Caminhos que ensinam

- Jauana Catarina Esper França - aprendiz da turma de Gramado Xavier/RS - Aprendizagem profissional e evasão escolar: caminhos que se cruzam

 

IMAGEM

- Miguel Fernando Roloff Tessmer, aprendiz da turma de Arroio do Padre/RS - Espiral da educação

Leticia Moura Cardoso, aprendiz da turma de Gramado Xavier/RS - Diploma

Tatiele Andrize Heling, aprendiz da turma de Arroio do Padre/RS - Ritmo da Aprendizagem

 

SOBRE O INSTITUTO - Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e já atuou em 23 municípios dos três estados do Sul do Brasil com o pioneiro Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto desenvolve outras três iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos, o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br.

1 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post