II Feira Binacional do Livro exalta cultura fronteiriça
Foto: Marcos Ozanan
Livreiros do Brasil e do Uruguai estão mobilizados para a II edição da Feira Binacional do Livro. Esse evento ocorre dentro do 9º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, de 06 a 09 de agosto, no Parque Internacional, entre Sant’Ana do Livramento e Rivera.
Além das bancas, com ofertas de livros de todos os gêneros, o espaço será palco para o lançamento de 18 obras literárias e ambiente para importantes reflexões sobre a cultura fronteiriça. Diariamente, a II Feira Binacional do Livro receberá palestras e a apresentação de projetos que valorizam o território compartilhado em seus aspectos arquitetônicos, gastronômicos e humanos. Um dos destaques acontece na manhã do dia 08, com uma abordagem sobre a imigração italiana e sua influência na gastronomia, a herança dos imigrantes nos alimentos da Quarta Colônia e o gado e o churrasco como identidade sulina.
Em 2025, a Feira Binacional do Livro tem como patronesses Nair Leites Silveira, membro da Associação de Escritores de Rivera, e Maria Regina Prado Alves, titular da cadeira nº14 da Academia Santanense de Letras.
Fórum Binacional de Cultura
Na tarde de sexta-feira, 08 de agosto, a II Feira Binacional do Livro promove o Fórum Binacional de Cultura. Serão duas mesas de debates sobre “Políticas Públicas Culturais e Faixas de Fronteira” e “Territórios Criativos”. Tudo começa com representantes dos ministérios da Cultura (Brasil), Educação e Cultura (Uruguai) e da Secretaria de Cultura do Estado debatem políticas públicas.
E na sequência, o fundador do Museu da Cultura Hip Hop do RS, Rafael Diogo dos Santos, e a coordenadora da área de Economia Criativa da Direção Nacional de Cultura do MEC uruguaio, Joanna Peluffo, conversam sobre territórios criativos. A tarde termina com diálogos sobre ferramentas e oportunidades de acesso às políticas públicas de apoio à promoção cultural nos dois lados da fronteira.
Programação Infantil
Teatro infantil, oficinas, jogos de tabuleiro, contação de histórias e animação são algumas das atrações infantis que se revezarão na II Feira Binacional do Livro. Organizações como o Serviço Social do Comércio (SESC), o grupo Gauchônibus e a companhia de teatro Atreva-se irão comandar as atividades que começam às 8h30 e vão até as 17h.
A participação das atividades, incluídas as oficinas de dobradura, slime, pintura de rosto, criação e danças tradicionais, é gratuita. As escolas de Sant’Ana do Livramento e Rivera já estão organizadas para promover visitas dos alunos ao Parque Internacional.
Lançamentos de livros
Os lançamentos de livros ocorrem sempre a partir das 18h30.