Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
ECONOMIA 20/12/2024 15:19:32

RETOMADA DO CALENDÁRIO NORMAL DO INSS

APOSENTADOS GAÚCHOS PODEM FICAR CERCA DE 45 DIAS SEM RECEBER

_Fonte Correio Do Povo

Desde maio, em função do estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul por conta das enchentes, os aposentados e pensionistas gaúchos estava recebendo no primeiro dia do cronograma de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entretanto, com o fim do decreto no dia 31 de dezembro, os beneficiários do Estado voltarão a receber conforme o calendário normal do INSS.

Em alguns casos, no qual o último pagamento ocorreu no dia 23 de novembro e que o próximo está previsto para a segunda semana de janeiro, os aposentados gaúchos poderão ficar mais de 45 dias entre um recebimento do benefício e outro. Para uma professora aposentada de 63 anos, moradora do bairro Jardim do Salso em Porto Alegre, que não quis se identificar, esta diferença será de exatos 46 dias entre as datas de remuneração.

Segundo ela, que pertence ao grupo com final 5, o último a receber, não houve por parte do INSS a comunicação de que o pagamento voltaria ao calendário normal, resultando em um intervalo de quase um mês e meio entre o último vencimento de 2024 e o primeiro de 2025. Além disso, ela questiona o fato de que a prefeitura de Porto Alegre prorrogou o período de estado de calamidade pública até junho de 2025.

“Fiquei muito chocada quando o pagamento de dezembro voltou à planilha regular, só em janeiro. É um transtorno. O INSS deveria ter disparado um comunicado oficial no último pagamento, final de novembro, declarando que, embora Porto Alegre esteja sob calamidade pública, voltaríamos ao calendário oficial”, lamentou.


Ela ainda relatou que este intervalo de 45 dias entre um pagamento e outro pode afetar os aposentados, principalmente em função das celebrações de final de ano. “Conversei com muitos outros aposentados desde que anunciaram o calendário e estão todos sem dinheiro. Quem comemoraria o Natal está ferrado. Muitos vão iniciar o ano com dinheiro emprestado. Estou sem saber o que fazer, pois algumas contas de consumo vencem antes e terei de pagar com juros”, completou a aposentada.

Questionada, a Superintendência do INSS no Rio Grande do Sul informou que aguardará um posicionamento do Ministério da Previdência Social antes de se manifestar sobre a situação. Procurado, o ministério também não se manifestou até o momento.

Pagamento de dezembro começa nesta sexta

Conforme o calendário de pagamentos divulgado pelo INSS para 2025, o pagamento da aposentadoria referente ao mês de dezembro de 2024 inicia já nesta sexta-feira para os beneficiários que recebem até um salário mínimo e pertencem ao grupo com final 1. Para quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento ocorre entre os dias 2 e 8 de janeiro de 2025.

Calendário de pagamento da folha de dezembro/24

Até um salário mínimo:

Grupo final 1 – 20 de dezembro de 2024
Grupo final 2 – 23 de dezembro de 2024
Grupo final 3 – 26 de dezembro de 2024
Grupo final 4 – 27 de dezembro de 2024
Grupo final 5 – 30 de dezembro de 2024
Grupo final 6 – 2 de janeiro de 2025
Grupo final 7 – 3 de janeiro de 2025
Grupo final 8 – 6 de janeiro de 2025
Grupo final 9 – 7 de janeiro de 2025
Grupo final 0 – 8 de janeiro de 2025

2 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post