Senac-RS lança edital com 5.500 vagas
O Senac-RS lançou o edital de vagas para o Programa de Aprendizagem referente ao primeiro semestre de 2026. Ao todo, 5.500 vagas serão disponibilizadas para empresas parceiras de 51 municípios gaúchos. A iniciativa contempla jovens entre 14 e 24 anos incompletos e pessoas com deficiência sem limite de idade, ampliando as possibilidades de inserção produtiva e formação profissional no Estado.
O portfólio de cursos abrange áreas do comércio, serviços e tecnologia, com cargas horárias entre 800 e 1.600 horas. As formações ofertadas são:
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Comércio de Bens, Serviços e Turismo (1.600h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Comércio de Bens, Serviços e Turismo (1.000h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática (1.000h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos (800h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis (1000h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Farmácias e Drogarias (1.008h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados (800h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas (800h)
• Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços e Operações Logísticas (800h)
Em 2025, o Senac-RS matriculou mais de 10 mil aprendizes em suas 46 escolas e no polo EAD. Ao longo dos encontros, que acontecem uma ou duas vezes por semana, são desenvolvidas competências pessoais e profissionais para crescimento dos jovens em suas respectivas áreas de atuação. A ideia é que o Aprendiz concilie o conhecimento teórico aprendido em aula e a prática na empresa em que estiver atuando.
As empresas interessadas devem consultar o edital disponível no link. A reserva de vagas ocorre por meio de formulário direcionado à escola ofertante. Empresas contribuintes do Senac-RS têm atendimento gratuito, enquanto organizações não contribuintes poderão ser atendidas conforme disponibilidade e critérios estabelecidos no edital. A seleção, contratação e matrícula dos aprendizes são de responsabilidade das empresas.
Para saber mais sobre o programa, os interessados podem acessar o site ou entrar em contato com a unidade Senac mais próxima.