Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está lançando um novo kit que promete tornar as transfusões de sangue mais seguras no Brasil. O kit, que foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), é composto por testes rápidos e de fácil aplicação, que garantem a detecção de doenças infecciosas, como HIV, hepatite B e C, sífilis e doença de Chagas, no sangue do doador.
Com a utilização do kit, as unidades de hemoterapia e os bancos de sangue poderão realizar os testes de triagem de forma mais eficiente e rápida, garantindo a segurança das transfusões de sangue realizadas no país. Além disso, o kit também traz benefícios econômicos, uma vez que reduz os custos com a realização dos testes e agiliza o processo de doação e transfusão de sangue.
Segundo a Fiocruz, a iniciativa é um avanço significativo no campo da segurança transfusional no Brasil e representa um importante passo para a melhoria da qualidade do sistema de saúde do país. A expectativa é de que o kit esteja disponível em todas as unidades de hemoterapia e bancos de sangue do país até o final do ano, beneficiando milhares de pacientes que necessitam de transfusões de sangue.
Com a implementação do novo kit, a Fiocruz espera contribuir para a redução do risco de transmissão de doenças infecciosas por meio de transfusões de sangue, garantindo assim a segurança e a qualidade do procedimento em todo o território nacional.
Comentários
{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}Comente este post
Mais lidos
Últimos posts

Robert Francis Prevost: Papa Leão XIV

FORTES CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM PORTO ALEGRE E NO INTERIOR DO ESTADO
