RÚSSIA ATACA UCRÂNIA COM MÍSSIL HIPERSÔNICO
_Fonte Correio do Povo_
Dispositivo tem capacidade nuclear e é usado em raras ocasiões
A Rússia intensificou os ataques ao território da Ucrânia nesta sexta-feira. Desta vez, o exército russo usou o Oreshnik, um míssil hipersônico com capacidade nuclear.
O ataque ocorreu durante a noite e danificou 20 edifícios residenciais em Kiev, além da embaixada do Catar.
Em um comunicado, publicado pela rede de notícias norte-americana CNN, o exército russo confirmou o ataque com o míssil de alta precisão. Na nota, o ministério da Defesa da Rússia relatou que usou armamento de navios e de longo alcance.
A Rússia, no entanto, não comentou o local que foi atingido, embora explosões tenham sido registradas em estruturas importantes a Oeste da cidade de Lviv.
Mortes e escuridão
Volodimir Zelensky confirmou o balanço de quatro mortos, divulgado anteriormente pela polícia. Alguns bairros ficaram mergulhados na escuridão durante o que o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, descreveu como um “intenso ataque com mísseis inimigos”.
A Ucrânia e seus aliados ocidentais, que tentam pôr fim ao conflito que se aproxima de quatro anos, concordaram nesta semana que a Europa deslocará tropas para o território ucraniano após um eventual cessar-fogo.
Moscou, que lançou sua invasão em fevereiro de 2022 em parte para impedir que a Ucrânia se una à Otan, insiste em rejeitar a mobilização de forças ocidentais neste país e disse na quinta-feira que essas tropas seriam consideradas “alvos militares legítimos”.
Enquanto a diplomacia tenta fazer sua parte para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, Moscou mantém a pressão com ataques diários à Ucrânia em meio às temperaturas geladas do inverno.