MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DIZ QUE “TENTATIVAS DE OBSTRUÇÃO NÃO AFETAR&
_Fonte Jornal O Sul_
Ao dar início, na manhã desta terça-feira (2), ao julgamento do chamado “núcleo 1” da suposta trama golpista, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes disse que “as tentativas de obstrução não afetarão a imparcialidade e a competência da Corte”.
“Existindo provas, acima de qualquer dúvida razoável, as ações penais serão julgadas procedentes, e os réus condenados. Havendo prova da inocência, ou mesmo qualquer dúvida razoável sobre a culpabilidade dos réus, os réus serão absolvidos. Assim se faz a justiça. Esse é o papel do STF, julgar com imparcialidade e aplicar a justiça a cada um dos casos concretos, independentemente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas”, afirmou Moraes.
Moraes é relator da ação da suposta trama golpista. “O País e sua Suprema Corte só têm a lamentar que, mais uma vez na história republicana brasileira, se tenha tentado um golpe de Estado atentando contra as instituições e [contra] a democracia, pretendendo-se uma ditadura”, declarou ao ler o seu relatório.
“As instituições mostraram sua força e sua resiliência”, prosseguiu Moraes. Ele ainda mencionou que a soberania do Brasil não pode e não deve ser “vilipendiada, negociada e extorquida” e que a pacificação do País depende do respeito à Constituição.
“A pacificação do País, que é o desejo de todos nós, depende do respeito à Constituição, da aplicação das leis e do fortalecimento das instituições, não havendo possibilidade de se confundir a saudável e necessária pacificação com a covardia do apaziguamento, que significa impunidade”, argumentou.