Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
NACIONAL 12/12/2025 11:08:40

PROGRAMA VAI IMPULSIONAR 450 COOPERATIVAS NO COMÉRCIO EXTERIOR


_Fonte Correio do Povo_

 

Iniciativa prevê qualificação e missões internacionais ao longo do próximo ano

Com o objetivo de ampliar a atuação das cooperativas brasileiras no mercado internacional, especialmente as da agricultura familiar, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, nessa quinta-feira (11), em Salvador, o Programa Cooperar para Exportar, que vai atender 450 cooperativas em 2026. A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê capacitação, qualificação para exportação e participação em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais.

“Do total de 450 cooperativas incluídas, 200 estarão no Qualifica Exportação, nosso programa de habilitação para a exportação. Outras 250 vamos levar para feiras, eventos internacionais e rodadas de negócios promovidas pela Apex", afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Crédito da foto: Feijão Almeida/GOVBA
O anúncio foi realizado durante a abertura oficial do Exporta Mais Brasil - Cooperativas, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; além de lideranças locais, representantes de cooperativas e parceiros institucionais.

Viana também reforçou o simbolismo do lançamento na Bahia. “Aqui na Bahia estamos fazendo um grande encontro de cooperativas, firmando parcerias e convênios para dividir essa história do cooperativismo em antes e depois, do ponto de vista das exportações. Nesta semana, trouxemos 30 compradores de 22 países para se reunirem com as cooperativas. Normalmente, os primeiros contratos já surgem nesses encontros, e agora é acompanhar os resultados”.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou os avanços do país. “Trabalhamos para construir um sistema alimentar saudável, que recupere a força da natureza, e por isso estamos direcionando o nosso sistema agropecuário para a agroecologia. Queremos uma nova agricultura, uma agricultura agroecológica, e vamos acelerar todos os instrumentos necessários para impulsionar essa transição”, afirmou.

Exporta Mais Brasil – Cooperativas
O lançamento do novo programa integrou a agenda do Exporta Mais Brasil – Cooperativas, que começou na quarta-feira (10) e se estende até esta sexta-feira (12). Esta é a maior edição já realizada no âmbito do programa Exporta Mais Brasil, reunindo mais de 200 cooperativas de todos os estados e 31 compradores internacionais de 22 países: Portugal, Bélgica, França, Países Baixos, Itália, México, Canadá, Estados Unidos, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Armênia, Rússia, China, Indonésia, Peru, Chile, Argentina, Moçambique, Panamá, Israel e Índia.

Durante os três dias, o evento está promovendo rodadas de negócios, mentorias e atividades de qualificação, envolvendo cooperativas de setores como arroz e pulses, artesanato, cacau e chocolate, cachaça, café, castanha, frutas, mel, proteína animal, doces, geleias, farinha, compotas e açaí.

O programa Exporta Mais Brasil é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta edição, conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e de parceiros institucionais: Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado da Bahia (CAR), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (UNICRAB), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL) e Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Sobre o programa Exporta Mais Brasil
Criado pela ApexBrasil, o Exporta Mais Brasil conecta empreendedores de todo o país a compradores internacionais, ampliando oportunidades de exportação e geração de negócios.

A edição especial voltada para cooperativas é a última do ano dentro do programa Exporta Mais Brasil. Desde sua estreia, em 2023, o programa realizou 41 edições em todas as regiões do país, conectando 1.413 empresas a 441 compradores estrangeiros de 118 países. Ao todo, já foram contabilizadas 8.387 reuniões e uma expectativa de R$ 901,27 milhões em negócios gerados (números que ainda não incluem os resultados da edição dedicada às cooperativas).

2 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post