GOVERNO AUTORIZA COMPRA DE 110 MIL TONELADAS DE ARROZ NO SUL PARA REFORÇAR ESTOQUES
_Fonte Diário Santa Maria_
O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira (13), a Portaria Interministerial que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a adquirir 110 mil toneladas de arroz de produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A compra será feita por meio de Contratos de Opção de Venda (COV) e conta com recursos de R$ 181,1 milhões.
A medida, que visa recompor os estoques públicos, foi aprovada pelos Ministérios da Fazenda, da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar. O valor pago aos produtores poderá chegar a até 15% acima do preço mínimo estabelecido para o grão, acrescido de custos logísticos e financeiros. A expectativa é que o primeiro leilão ocorra até o fim da próxima semana.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a ação é resultado de diálogo com o setor e busca garantir preços justos ao produtor e ao consumidor.
- Tivemos uma grande safra de arroz e estamos retomando estoques depois de 11 anos, pagando acima do mercado para ajudar o produtor e dar segurança para que o preço nas prateleiras se mantenha justo.- Falou
Além dos contratos, a Conab está autorizada a comprar até 20 mil toneladas de arroz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), prevista na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). No final do ano passado, o governo já havia lançado uma primeira rodada de COV, que resultou na negociação de 91,7 mil toneladas.
As medidas ocorrem em meio à queda no preço do arroz, influenciada pela elevada oferta nacional, pela expectativa de aumento da produção mundial e pela retomada das exportações asiáticas, que ampliam a disponibilidade do grão no mercado internacional.