Caçapava do sul

Rádio Haragano FM
WhatsApp

Caçapava do sul

logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
ESTADO RS 30/01/2023 15:26:54

Torre cai e cerca de 6 mil pessoas ficam sem luz em Vale do Rio Pardo

Ato de sabotagem causa queda de torre de energia em Vale Verde, no Vale do Rio Pardo.

                                                                                                                          foto:reprodução

O incidente ocorreu por volta das 16h de sábado, afetando moradores de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo. O fornecimento de energia só foi restabelecido por volta das 20h.  


A torre de transmissão de alta tensão caiu durante o temporal que atingiu a região. 


Ao vistoriar o local, os técnicos da Cooperativa Certaja verificaram que cerca de 20 parafusos foram retirados da estrutura fixada em uma base de concreto. Sem o reforço na base, a torre cedeu, fazendo entornar outra torre distante cerca de 60 metros. 

De imediato, cerca de 3,2 mil habitantes de Vale Verde ficaram sem luz. Como a subestação local atende a região, também foram afetados moradores de outros três municípios. Numa ação preliminar, técnicos da Certaja transferiram a carga para uma subestação de Taquari.  

A medida, porém, fez cair a tensão dos 220 nominais para em torno de 200 volts. Com isso, em algumas regiões, equipamentos como aparelhos de ar-condicionado seguem sem funcionar. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o meio-dia de segunda-feira (30).   

"Estávamos com uma previsão de desligamento nesse domingo (29), para colocar sinalização em algumas torres, então tínhamos equipes de prontidão. Isso facilitou o primeiro atendimento ", afirmou o vice-presidente da Certaja, Ederson Madruga. 

Inaugurada em outubro, a linha de transmissão de 69 mil volts abastece seis cidades do Vale do Rio Pardo. No total, foram investidos R$ 26,7 milhões na construção da subestação de Vale Verde e em 84 torres distribuídas por 25 quilômetros.  

A torre caída está situada na localidade de Cerro do Chileno, a cerca de 10 quilômetros do centro de Vale Verde. Técnicos da Certaja desconfiam que a retirada dos parafusos ocorreu nos últimos dias, já que o local foi vistoriado há cerca de duas semanas. A Polícia Civil foi acionada e irá investigar o caso. 

" Acho é que difícil descobrir quem fez isso, mas é coisa de gente muito mal intencionada " disse o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch.

A Polícia Federal investiga uma série de atos de sabotagem contra torres de transmissão de energia. Segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 11 casos até dia 25 de janeiro, com quatro torres derrubadas.

 

Fonte: GZH

41 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post