NOVOS BAIRROS SÃO AFETADOS PELAS CHUVAS EM ELDORADO DO SUL

_Fonte Correio Do Povo_
Com as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesse final de semana, Eldorado do Sul registra alagamento em novos bairros, que não haviam sido tão impactados pela enchente na última semana. É o caso de Itaí, Sans Succi e Sol Nascente, que margeiam a bacia do Guaíba. Na prainha de Sans Succi, as águas do Guaíba avançam e já atinge a rua Eliane Souza Rosa, invadindo também as ruas perpendiculares.
O aposentado Paulo Vanderlei da Silva, morador da rua, vem a todo momento monitorar o avanço da água, que ainda não chegou até a sua casa, mas ela segue subindo. "Estamos cuidando, tentando levantar as coisas, pra nos preparar. Já passamos por isso muitas vezes. Vamos torcer para que não suba tanto".
Os bairros foram mais impactados pela sobrecarga das bacias e da ação do vento. "Tudo em função do acúmulo de água que o Guaíba recebeu do rio Caí por conta das últimas chuvas, combinando com o vento Sudoeste que soprou em velocidade média e represou as águas na tarde de ontem", explica Mario Rocha, secretário da Reconstrução, Resiliência Climática e Defesa Civil.
Já as áreas banhadas pelo Jacuí – Assentamento Irga, Chácara, Vila da Paz, Cidade Verde e Picada – tiveram outros impactos, mas podem alagar novamente com a chegada das águas do rio Taquari. "Na tarde de ontem, eles se mantiveram com água fora do bairro, e os únicos que apresentavam inundação eram Vila da Paz e Cidade Verde. Mas no dia de hoje, a gente já se prepara para receber água do Taquari, fruto da chuva de sábado, que influencia diretamente no Jacuí. A junção dessas águas acaba gerando um volume alto de água, e o que já estamos recebendo vai elevar o Jacuí", explica Rocha.
Na última semana, além das águas do Taquari, desaguava também a região Central, especialmente águas de Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Desta vez, o Jacuí não recebe essas águas ainda. Apesar do fluxo cheio e volumetria extra, o maior impacto deve ser na bacia do Taquari. Se for o mesmo volume da semana passada, Mario Rocha estima que a cota de inundação não ultrapasse.
De acordo com o último boletim divulgado pelo município, o número de desabrigados caiu para 274 – eram mais de 300 moradores na última semana. São 5.361 desabrigados e, no total, 11.543 pessoas atingidas.
Comentários
{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}Comente este post
Mais lidos
Últimos posts

Três Passos será sede da Reunião Regional da Fecomércio-RS

DAER REFORÇA SINALIZAÇÃO NA PONTE DO BOTUCARAÍ NA ERS 403 E PEDE MAIS PR

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA TERCEIRA FASE DE OPERAÇÃO PARA COMBATER O TRÁFI
