CICLONE EXTRATROPICAL TRAZ RISCO DE TEMPESTADES, VENTOS ACIMA DE 100 KM/H E GRANIZO
_Fonte Jornal O Sul_
O fim de semana será de atenção no Rio Grande do Sul. A formação de um ciclone extratropical deve provocar tempestades severas, acumulados expressivos de chuva e ventos intensos em boa parte do Estado. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) acompanha a evolução do fenômeno e emitiu alerta para a possibilidade de rajadas acima de 100 km/h e até ocorrência de tornados, especialmente nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste.
Nesta sexta-feira (7), o CMDEC elevou o nível de criticidade nas áreas próximas de Passo Fundo, Vacaria e Santa Rosa. A previsão indica chuva intensa, granizo de grande porte e ventos fortes devido à formação do ciclone. De acordo com o órgão, os temporais mais severos devem atingir a metade norte do Estado, onde os acumulados variam entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo chegar a 150 mm em pontos do Litoral Norte e da região Central. Esses volumes estão previstos para ocorrer entre a madrugada e o início da tarde desta sexta, em um intervalo de apenas 6 a 12 horas.
Além da chuva, o vento também preocupa. As rajadas podem oscilar entre 50 e 85 km/h em praticamente todo o território gaúcho, ultrapassando os 100 km/h em trechos do Litoral Médio, Litoral Norte, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Defesa Civil alerta ainda para o risco de queda de granizo e ocorrência de tornados isolados nas regiões em vermelho no mapa meteorológico. A recomendação é de que a população evite áreas abertas durante as tempestades, retire objetos soltos dos pátios e mantenha atenção a comunicados oficiais.
Na madrugada e manhã de sábado (8), o ciclone já estará sobre o oceano, mas seguirá influenciando o tempo no Estado. A previsão indica chuva moderada a forte em pontos da Costa Doce, do Litoral Médio e Norte e também na Região Metropolitana, com acumulados de 30 a 60 mm. Os ventos permanecem intensos, com rajadas entre 50 e 85 km/h, podendo novamente alcançar 100 km/h em áreas litorâneas e da Serra.
A melhora do tempo deve ocorrer no domingo (9), com a chegada de uma área de alta pressão atmosférica, que favorece a retomada da estabilidade, a presença do sol e apenas variação de nuvens em todo o território gaúcho.
Risco hidrológico
Apesar de os níveis dos rios estarem dentro da normalidade nesta sexta-feira, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de elevação rápida em arroios e rios de resposta curta, devido à intensidade das chuvas. O mapa hidrológico estadual indica condição de Atenção e Alerta em municípios marcados em amarelo e laranja.
Há risco de enxurradas em áreas de maior declividade e de alagamentos em zonas urbanas. A previsão hidrológica aponta possibilidade de cheias nas bacias dos rios Caí e Sinos, com risco de atingir cotas de inundação em cidades como São Sebastião do Caí, Montenegro, Três Coroas e Igrejinha.
A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas sujeitas a inundações fiquem atentos aos boletins oficiais e busquem locais seguros em caso de alerta de evacuação.