CAÇAPAVA DO SUL PROTAGONIZA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AVANÇAR GEOPARQUES
_Fonte Farrapo_
No final da tarde desta quinta-feira, 11, o Hotel Capo Zorial, em Restinga Sêca, sediou uma reunião estratégica entre gestores municipais, lideranças regionais e representantes do Governo do Estado para tratar da implementação do Avançar Geoparques, proposta que busca incluir a infraestrutura turística dos territórios com chancela de Geoparque dentro dos programas estaduais de investimento.
O encontro contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do representante da secretaria estadual de Turismo, Álvaro Machado e do secretário de desenvolvimento social do Estado Beto Fantinel.
Atualmente, o Programa Avançar reúne ações de investimento do Estado. Os municípios com chancela de Geoparque defendem a criação do Avançar Geoparques, para garantir recursos específicos ao turismo e à infraestrutura desses territórios reconhecidos pelo seu valor geológico, cultural e ambiental.
Este encontro foi uma continuidade ao trabalho iniciado no Fórum da Rota Turística dos Geoparques, promovido pela Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo de Caçapava do Sul em 27 de março. Naquele fórum, Caçapava do Sul iniciou o processo de unificação os municípios, atuando junto ao Governo do Estado e estruturou as bases para a construção do roteiro integrado com políticas voltadas ao desenvolvimento turístico regional através dos Geoparques Caçapava e Geoparque Quarta Colônia.
A agenda desta quinta-feira abordou sobre as demandas necessárias para estruturar os Geoparques. Os gestores formalizaram a entrega de um pacote regional de necessidades, contemplando melhorias viárias, sinalização, qualificação dos atrativos, fortalecimento institucional e ações que permitam consolidar a rota como produto turístico nacional e internacional.
Representando o Geoparque Caçapava, o município apresentou ao Governo do Estado seus projetos de investimentos, totalizando R$ 4,5 milhões. Participaram da entrega o prefeito Marcelo Spode, o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, o secretário de Gestão Dilvane Loreto Jaime, a coordenadora do Centro de Cultura, Sabrina Costa, a coordenadora do Geoparque Caçapava, Alizandra Silva, e o assessor Gabriel Benites.
O secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos, reforçou a importância da construção de uma política estadual de geoparques. “O Avançar é hoje o principal instrumento de investimento em infraestrutura do nosso Estado, e os geoparques precisam estar dentro dele. Estamos falando de desenvolvimento real, que impacta o território, gera renda e projeta Caçapava do Sul, para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o mundo. Os geoparques não são apenas um atrativo: são uma política estratégica. E é isso que estamos defendendo — que o Estado avance junto conosco.”
Após a entrega das demandas, os técnicos da Secretaria de Turismo (SETUR) foram incumbidos pelo gabinete do vice-governador de analisar os projetos e preparar a proposta para inserção no orçamento estadual de 2026, passo decisivo para viabilizar o Avançar Geoparques.