logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
NOTÍCIAS 23/02/2022 16:59:13

Escolas australianas vão ensinar sobre consentimento sexual

A partir de 2023, alunos receberão cartilha com lições educativas visando a prevenção de violência sexual

Alunos australianos de todas as séries terão aula sobre consentimento sexual em 2023. Foto: Bianca de Marchi/ AppImage/ Divulgação

A partir de 2023, todas as escolas, de todas as séries, terão aula sobre consentimento sexual na Austrália. Logo, alunos de várias idades, incluindo crianças, receberão o material 'Respect Matters’ com lições educacionais fundamentais sobre consentimento, abuso sexual e noções básicas de relacionamentos respeitosos. 

O movimento Teach.us Consent nasceu a partir de uma pergunta feita por Chanel Contos, estudante australiana e ativista de 23 anos, que fez uma pergunta aos seus seguidores em sua conta no Instagram se eles ou alguém próximo a eles foram agredidos sexualmente na escola. Ela recebeu mais de 200 mil respostas e relatos, e isso a motivou a iniciar o projeto e fazer a campanha.

Chanel Contos, de 23 anos, líder do movimento Teach.us Consent. Foto: India Hartford Davis/ Reprodução

Dessa forma, foram solicitadas assinaturas das pessoas que são a favor do movimento e essa petição foi apresentada aos ministros da educação de toda a Austrália e recentemente o projeto foi aprovado.

A matéria prevê a educação abrangente de consentimento, incluindo a compreensão de estereótipos de gênero, coerção e desequilíbrios de poder (diferença de força, tamanho, autonomia legislativa e respeito de limites).

Educação sexual

A educação sexual foca em ensinar consentimento, limites, nomeação das partes sexuais, e outros conhecimentos. Isso permite que a criança identifique quando um toque é inadequado, com que ela não se sinta culpada, que consiga nomear e descrever o que aconteceu. Assim ela poderá contar a um adulto de confiança sobre o ocorrido, por exemplo.

Afinal, o que é consenso sexual?

O consenso sexual é o consentimento para se envolver em uma atividade sexual. A atividade sexual sem consentimento é considerada estupro ou agressão sexual. 

Portanto, a educação sobre consentimento é considerada uma das principais ferramentas de prevenção à violência sexual.

* Com informações de PDH via Instagram

234 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post