logo logo

Opinião.
Debate.
Contraponto.

Entrar
NOTÍCIAS 23/06/2022 17:42:24

Coração de Marlon Júnior já bate em outro peito

O transporte de órgãos foi realizado através de uma ação conjunta da Central de Transplantes, hospitais HCB e HCPA, e PRF nesta quarta (22). Paciente recebeu coração em Porto Alegre

Do transporte ao transplante: mais órgãos foram doados pela família, salvando outras vidas. Foto: Reprodução/ Divulgação

Nesta quarta-feira (22), em meio a muita chuva e cerca de 200 quilômetros, uma ação conjunta da Central de Transplantes, Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) garantiu o transporte do coração do jovem Marlon Oliveira da Rosa, o Marlon Júnior, 23 anos, e a realização de um transplante de coração no HCPA, em Porto Alegre. 

O procedimento cirúrgico foi realizado entre o final da tarde e o começo da noite de ontem no HCB por uma equipe composta por nove médicos, sendo seis da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, três médicos do Hospital de Clinicas e três enfermeiros da Organização de Procura por Órgãos (OPO7). O transplante ocorreu à noite, no Clínicas, onde um paciente aguardava para ser transplantado. 

Além do coração, foram captados os pulmões, rins e fígado. O gesto de solidariedade da família possibilitou salvar a vida de outras pessoas. Esta é a terceira captação realizada pelo HCB em 2022, totalizando 36 captações desde 2002.

Vídeo:

Crédito: Hospital de Clínicas de Porto Alegre/ Reprodução

Do transporte ao transplante

As condições climáticas inviabilizaram o transporte aéreo e, graças ao apoio da PRF, o carro da Central de Transplante em que estava a equipe do HCPA conseguiu realizar o trajeto em tempo hábil e com segurança. Como o coração resiste cerca de quatro horas entre ser retirado e transplantado, cada instante é fundamental. O tempo de percurso entre um hospital e outro é de aproximadamente 2h46min. 

O pai de Marlon Júnior, o deputado federal e médium, Marlon Santos, divulgou o post do Hospital de Clínicas nas redes sociais. “Deus seja louvado”, resumiu Marlon, em agradecimento pela vida que foi salva a partir do coração transplantado do filho.

O corpo de Marlon Júnior foi sepultado na manhã desta quinta-feira (23), no Memorial das Alamedas, em Cachoeira do Sul. O jovem teve a morte confirmada às 8h46min desta terça-feira (21) no HCB, em decorrência de um acidente de trânsito ocorrida por volta das 19h do último sábado (18), no Centro de Cachoeira do Sul.

Campanha de doação de órgãos

Durante todo o ano, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HCB realiza campanhas como 'Doe Órgãos, Salve Vidas' e 'Setembro Verde' para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

No dia 27 de setembro, data que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a equipe da comissão promove blitzes e atividades no hospital junto à comunidade. Comemorada desde 2014, a campanha recebe a cor verde, escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.

“Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, salienta a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da UTIs e da CIHDOTT, que em breve deverá divulgar a programação das atividades para este ano.

3291 0

Comentários

{{c.nome}}
{{formataDataHora(c.data_hora)}}
{{c.comentario}}
Excluir
Comente este post