Oficina da CNC e Fecomércio-RS
Em parceria com a Fecomércio-RS, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, às 10h, a oficina do programa Vai Turismo – Rumo ao futuro, reunindo representantes de entidades empresariais, gestores públicos e profissionais do setor para discutir os desafios e os caminhos para o desenvolvimento do ramo turístico no Rio Grande do Sul. O evento é online, para convidados.
A iniciativa, idealizada pela CNC por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), tem como objetivo revisar as propostas elaboradas em 2022, avaliar sua execução e preparar novas diretrizes que serão apresentadas aos candidatos nas eleições de 2026 ao governo do estado. Para isto, serão realizadas oficinas em todas as unidades federativas com o auxílio das Fecomércios locais.
As contribuições reunidas servirão de base para a consolidação de uma agenda estadual do setor, abordando temas como modernização da infraestrutura, sustentabilidade, acessibilidade, capacitação profissional e economia criativa. O objetivo final é garantir que o turismo seja tratado como prioridade de Estado, reconhecido como braço estratégico de geração de empregos e crescimento econômico.
“É fundamental que o turismo seja incorporado à agenda econômica nacional não apenas como atividade de lazer, mas como motor de crescimento. Investir em políticas estruturantes e simplificação de processos para o setor pode gerar impacto direto no PIB e na redução das desigualdades entre estados”, destaca o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, é fundamental reforçar a importância estratégica do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul. “O turismo não apenas movimenta uma extensa cadeia produtiva como, também, promove a valorização da nossa identidade, gera empregos e impulsiona a economia local de forma sustentável. A Fecomércio, juntamente com seus sindicatos filiados, têm desempenhado um papel essencial nesse processo, atuando de forma coordenada para identificar oportunidades, mobilizar investimentos e qualificar os serviços oferecidos. Esse esforço, no entanto, só alcança resultados consistentes quando há diálogo e parceria com os poderes públicos, responsáveis por construir políticas efetivas, fortalecer nossa infraestrutura, promover nossos destinos e ampliar o alcance do nosso turismo, tanto nacional quanto internacionalmente”, pontua o presidente.
Além do fomento ao debate, os encontros ainda disponibilizam acesso à plataforma Painel Vai Turismo: Inteligência Competitiva, que reúne dados estratégicos e mais de 1,2 mil projetos cadastrados em todo o Brasil. Com a realização dessas oficinas, a CNC reforça seu compromisso de promover diálogo amplo e participativo, orientando políticas públicas e privadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico, social e cultural em todo o País.
Agenda
No mês de setembro, as oficinas acontecerão nos seguintes estados: Bahia, no dia 17, às 10h, Rio Grande do Sul, no dia 18, às 10h; Amazonas, no dia 22, às 15h; Maranhão, no dia 29, às 15h; e Pará, no dia 30, às 15h. Em outubro, a programação segue em Sergipe, no dia 2, às 15h; Paraíba, no dia 7, às 10h; Paraná, no dia 23, às 15h; Amapá, no dia 28, às 10h; Acre, no dia 29, às 11h; e Mato Grosso do Sul, no dia 30, às 15h.